segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ai, ai, ai ai...

Juiz aceita denúncia e Daniel Dantas e mais 13 pessoas viram réus por crimes financeiros

SÃO PAULO - O juiz da 6ª Vara Federal de São Paulo, Fausto De Sanctis, aceitou nesta segunda-feira a denúncia contra o empresário Daniel Dantas , sua irmã Verônica e outros 12 acusados pelo Ministério Público Federal (MPF). Agora, todos os 14 dirigentes do Banco Opportunity viraram réus por sete crimes financeiros, inclusive lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de dinheiro e gestão temerária de instituição financeira. (Confira a lista dos réus e entenda os crimes praticados)

Preso duas vezes durante a Operação Satiagraha, Dantas já foi condenado por De Sanctis, em 2008, a 10 anos de prisão por corrupção ativa. O banqueiro tentou subornar com US$ 1 milhão um delegado da Polícia Federal (PF) com o intuito de barrar a Satiagraha. Ele recorreu e aguarda o novo julgamento em liberdade.

Na decisão desta segunda-feira, o juiz decretou a liquidação judicial do Fundo Opportunity Special, com recursos de aproximadamente R$ 500 a 600 milhões, que tinha como cotistas o próprio Dantas e seus assessores. O juiz determinou a abertura de três inquéritos pedidos pelo MPF, entre eles um que apura o envolvimento com o esquema de Dantas do ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh.

Outro inquérito vai apurar a participação de brasileiros no Opportunity Fund e outro inquérito para investigar a compra da Brasil Telecom pela OI. O juiz diz suspeitar da participação de agentes públicos no esquema de Dantas, mas não cita ninguém como suspeito. Segundo De Sanctis, as irregularidades vêm do tempo da privatização do sistema Telebrás, quando o Opportunity detinha apenas 10% das ações da Brasil Telecom mas Daniel Dantas controlava totalmente a empresa.

Um comentário:

Anônimo disse...

amém..um passo!