domingo, 18 de novembro de 2007

Keith Jarret - The Köln Concert, ECM, 1975


Considerada por muitos como uma das maiores peças deste magistral pianista, este concerto, executado na ópera de Colônia, Alemanha,em 1975, é sem dúvida embasbacante.

Uma apresentação solo dividida em 3 partes mais um "bizz", Keith, que tem uma trajetória ímpar no jazz, tocando com Miles Davies em seus quartetos no inicio da carreira, dividindo com Chick Corea o órgão elétrico e o teclado, transborda emoção e lirismo nesta improvisação.

Após a saída do "Miles Davis Quartet", Keith formou seus quartetos e trios, e sem dúvida uma grande memória da música brasileira faz parte, pois Airto Moreira, o fenomenal, embora esquecido em nossas terras, percussionista fez parte.

Voltando ao "Concerto de Köln", sua técnica ligeira em "vamp", sua levada ora blues/gospel, ora íntima, torna esta experiência auditiva ímpar. Se acompanhada de um bom uísque, em uma noite de domingo como essa, lhe dá boa dose de energia para enfrentar mais uma semana de vida.

O tema de todo o concerto é transmutado em tantos sons e sabores que fica dificil acompanhá-lo.
A energia contagiante da parte nº2, A, é espetacular. Mas o apagar da primeira parte é como um final de um ótimo filme. Fica na memória.

Nenhum comentário: