segunda-feira, 16 de março de 2009

Nação na UFG

O show da nação zumbi sábado na ufg foi bom, mas não sei se foi melhor que isso.
Não conheço muito a profundamente mas acompanho a banda à distância.
O último cd deles 'Fome de Tudo' é orientado mais para o rock, com menos percussão que de costume, mas bastante eletrônico. Achei um album com algumas boas faixas e outras nem tanto.

O local era o novo centro de eventos da UFG, grandioso e moderno (o ar condicionado funcionando perfeitamente), embora a acústica fosse um pouquinho prejudicada pelo tamanho do espaço (é muito grande mermo).

O show tem energia, o som estava relativamente bom, e a banda tem categoria.
Mas falta pegada e que, realmente, transparece essa ausência.

O início foi muito bom, bastante enérgico e os músicos estavam exatos.
A música Carnaval realmente me surpreendeu. O tempo era tão complexo e quebrado que nem dava para seguir com o corpo! Muito linda
Porém a maioria das músicas vem com ritmo lento, mais do que nos álbuns. Talvez por isso, aquela vontade de dançar o tempo todo se esvai.
Aliada a isto, existiram problemas nas transições das músicas.
Nas transições dentro da música, onde a banda arriscava no experimental de uma passagem pra outra, senti nítida impressão de deslizes por parte dos músicos em muitos momentos. Não foram poucos.
O guitarra ainda arriscou uns sons a la Pink Floyd, e mostrou sua nítida formação rockeira: rascunhou nos inícios das músicas e solos partes de Purple Haze e outras do jimi, algo que lembrava metallica pela cadência e ataque, e aquele peso

Falta a pegada da voz do Chico Science nas músicas originais da banda com o Chico. O vocal do Jorge du Peixe, que era alfaia na banda (aquele tambor), é muito limitado. Falta a versatilidade da voz do Chico, a expressão, o feeling dele.

Por isso, ao tocarem as músicas do Chico Science, todas, sem exceção, foram rearranjadas (como disse o João Franco:"eles fazem covers do Chico Science!". E todos os arranjos tiveram a batida reduzida drasticamente, se arrastando.

Aí, quando um energúmeno como eu sente que pode cantar as músicas mais conhecidas da banda, logo logo a realidade bate e a conexão é perdida.

E ainda teve muito barulho e pouca harmonia.

Nenhum comentário: