terça-feira, 24 de novembro de 2009

"...please where can I buy an unicorn?"

Sinceramente, não sei...
---------------------

A ideia é bem simples:

Sempre ouvi Beatles a vida toda, sempre gostei da musicalidade deles: ora do arranjo megalomaniaco, da pieguice boba, do heavy metal, da lisergia pura, dos good times, até daquelas caras com aqueles cabelos engraçados.

Sempre me disseram que eles eram os maiores, e eu acreditei, e até repeti.
Falaram que eles eram musicos geniais, e isso eu conseguia vislumbrar.
Mas somente quinta-feira da semana passada caiu a ficha, quando ouvi alguns álbums do catálogo deles remasterizado pela primeira vez na história.

Antes, eu achava que eles tinham muitas melodias perfeitas, mas soava pra mim despretensioso: eu não via neles a genialidade apregoada (ou eu não conseguiam enxergar na época por falta de qualquer coisa).

É gritante a diferença, principalmente no som como um todo: que arranjos! os caras arranjavam muito! E que sonoridade espacial, que sala preenchida com as notas graves dos baixos do Paul, caramba, ele toca pra caralho.

Porque parece me que tudo ficou cristalino, ficou mais fácil de perceber as escolhas de cada instrumentista, os efeitos ambientais que eles colocavam nos arranjos e nos vocais! Que corais, que corais...

Sinceramente, é uma experiência transcedental sacar Beatles. Acho que consegui.

Digo sem dúvida que esse pra mim estes são albuns essenciais para todo ser que vive.

Duvidam? Taxman, Michelle, Think for yourself, What`s goes on, And your Bird can Sing: nesta ordem.


6 comentários:

Anônimo disse...

saca mto de beatles esse cara!!!!

AlémMar disse...

Foram eles que melhor aproveitaram
o clima, o astral daqueles anos ainda livres da ambição de poder e dinheiro, do sucesso a qualquer custo que hoje vigora nessa nossa sociedade hipócrita.
E não podemos esquecer de Sir George Martim um dos maiores produtores que existe a realçar aquele talento todo.

Abraços a todos.

Gabs disse...

"Yeah, I love The Beatles, of course!!!"

Presumo que você esteja fazendo referência à versão mono das remasterizações! Ou estou enganado?
Porque foi aí, mais do que em qualquer outra versão, que consegui ouvir o brilho, a "mágica" contida no som desses caras!

Incrivelmente, a versão mono tem mais densidade, mais peso e até mais coerência com o contexto do som da época! É lindo...

O Rubber Soul, se não é um dos melhores discos de todos os tempos, é pelo menos um dos discos da minha vida!

Abraço!

Luiz Alfredo disse...

Grande gabs meu amigo!

Nao precisa ser tããão diplomático seu pulha, porque aqui é como uma mesa de boteco: tu conhece o 'ixkema' =D

Eu não ouvi as versões mono, nem achei que valeriam tanto a pena, vou agora mesmo procurá-las para dar uma sacada

Engraçado que ontem eu conversando com o Thomas ele me falou assim: "pow cara, tanta gente fala sobre a versão mono mas eu nao consigo imaginar algo melhor que esse stereo!"
E eu emendei que eram trabalhos geniais em stereo, os caras sabiam o que é música porra!

Coincidencias .... uhhhh...

Anônimo disse...

eu só ouvi falar desse MONO e STEREO.
Ate agora não ouvi.
Alguem???

Comitê Memória, Verdade e Justiça - Tocantins disse...

sinceramente, é uma experiência transcedental sacar Beatles.[2]