quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais Beatles


Animei-me com os comentários da galera!

Com a ideia do Gabs, pesquisei na net a historia das gravações e mixagens dos Beatles.
E, como mágica, há uma história significante.

O album Revolver foi o primeiro lançado pelos Beatles e por George Martin [Sir! e fifth beatle] focado principalmente em stereo. Notadamente, a partir deste album o padrão stereo foi catapultado no mercado mundial com a necessidade de tocar especificamente este album em stereo.

[hmm... tá, admito que essa parte pode ter tido um pouco de exagero.]

Pois bem, o que em teoria configuraria-se como como somente uma jogada de marketing na verdade passou longe disso. Precisamente, o oposto. Os caras resolveram começar a fazer música de verdade, com vontade, tomando as rédeas e pensando o mundo. Por exemplo, ja no primeiro minuto de Taxman, quando entra o baixo do 'Paulzito':

ton don don ton don don


in stereophonics, perdemos já as primeiras esperanças de um album todo comercial, de uma banda que inspiraram décadas antes os menudos (na barriga das avós deles) só que depois os caras não apresentaram programa na TV! Caramba, os caras se tornaram uma das maiores bandas do mundo.

E coincidencia ou não, Revolver vem depois de Rubber Soul, com certeza o album pop-rock mais perfeito do universo. Até Revolver, George os engenheiros estavam focados na mixagem mono, e os cabras não tinham tempo para gravar em stereo. Mas isso com certeza era só a mixagem stereo, porque musicalmente, a partir do grande borrachito, influências psicodélicas, india, musica, drogas, loucura e muito talento, paixão e genialidade foram postas a prova para a sucessão de albuns mais desconcertante da história:

Rubber Soul, Revolver, o sgt. Peppers, Magical Mistery Tour, o White album duplo, o yellow submarino (que ainda nao ouvi muito, junto cmo o magical mistery), o genial abbey road e o fantastico let it be....

Parece a escalação do meu Vascão campeão da Série B!

AMBOS ESTELARES =D


2 comentários:

Gabs disse...

Enquanto teclo essas palavras estou ouvindo o remaster do Abbey Road (ainda não tinha passado por ele) e a experiência é simplesmente fenomenal!

O som, que no caso desse cd só tem em estereo, ficou bem transparente, os instrumentos não estão mais tão sobrepostos como na versão original!

Aquisição OBRIGATÓRIA pra quem ousa falar que gosta desses carinhas de Liverpool!

Luiz Alfredo disse...

Demais né gabs?
Gosto bastante do abbey road, particularmente da dupla I want you + Here comes the sun

Peso e psicodelia pura para logo em seguida musica bem alegre do grande george!