sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Novas...

Comentar as notícias tristes que vêm do Haiti, não:

já nos bastam os números, as imagens e tudo que poderíamos imaginar de pior.

Como ironia, uma das pessoas mais importantes e atuantes de nosso país morreu com uma pedrada na cabeça dentro de uma igreja: a serviço de "Deus"

O que Zilda Arns conseguiu com a multimistura e sua vida ainda há de ser respaldado pelo tempo.

Engraçado como brasileiro tem o dom de morrer como mártir, já que me veio a mente o Sérgio Vieira de Mello que morreu em Bagdad, no Iraque. Também prestando serviços valiosos à humanidade.

Por isso, pra compartilhar uma notícia que, apesar de pequena, significa muito pra nós: realizamos um resgate seguido de uma soltura de um lobo-guará aqui perto em Hidrolandia.
Pra nossa alegria, foi noticiado no site do Ibama nacional =)

Com esta pequena alegria em face de tanta tristeza, espero que um dia o necessário possa acontacer para que não haja tanto sofrimento nessa p* de vida...

---

Goiânia (13/01/2010) – Uma equipe da Coordenação de Fauna da Superintendência do Ibama em Goiás resgatou e retornou à natureza hoje pela manhã um lobo-guará adulto (Chrysocyon brachiurus) pesando mais de 36kg e com mais de um metro de altura numa fazenda em Hidrolândia/GO, município distante 36 km da capital. A equipe foi acionada após um telefonema da proprietária da fazenda informando que na localidade o caseiro havia capturado o animal, que invadia constantemente o galinheiro à noite e capturava frangos e galinhas.

O analista ambiental do Ibama/GO, Luiz Alfredo Baptista, o estagiário de veterinária Victor Yunnes Guimarães, do Cetas/Go, e o médico veterinário José Carlos Fávaro Júnior, do Parque Zoológico de Goiânia, foram recebidos por altos latidos emitidos pelo lobo, que estava preso numa armadilha do tipo gaiola, engenhosamente feita pelo caseiro da fazenda, usando como isca um frango vivo.

O animal foi sedado utilizando-se uma zarabatana com dardo contendo tranquilizantes. Após o medicamento fazer efeito, o lobo foi retirado da jaula improvisada e examinado pelos veterinários. Foi coletado sangue pelo estagiário do Cetas para realização de exames e feito esfregaço sanguíneo de ponta de orelha. O animal não apresentava carrapatos ou pulgas e possuía uma pelagem exuberante. Diante deste quadro, a equipe optou por realizar o imediato retorno à natureza do animal, atendendo aos ditames da Instrução Normativa 179/2009.


Para Luiz Alfredo, o retorno imediato à natureza, previsto no artigo 4º da IN 179, foi a melhor solução ao caso, com vistas à conservação da espécie em sua área natural de ocorrência. “O animal sadio que é resgatado e destinado aos Cetas muitas vezes passa por quarentena, tornando seu retorno um pouco mais complicado”, afirmou o analista ambiental.

O lobo-guará foi solto na mesma área onde vive, em um capão preservado de cerrado distante nove quilômetros do local onde havia sido capturado. Como a espécie possui uma área de vida vasta, entre 22km² a 115km², é bastante provável que ele retorne às proximidades da fazenda onde foi capturado. Segundo Luiz Alfredo, é importante compatibilizar a preservação da natureza com as atividades antrópicas. “O proprietário da fazenda foi orientado a reforçar o galinheiro para impedir que o lobo-guará volte a atacar. Solicitamos também que ele nos auxilie a preservar essa espécie ameaçada de extinção, em seu habitat natural”, continuou Luiz.

O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, de hábitos solitários, crepusculares e noturnos, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção e não é facilmente observado na natureza, principalmente devido à fragmentação do habitat. Como essa espécie precisa de grandes áreas para sobreviver, está altamente ameaçada pelo avanço das monoculturas e das áreas de pastagens no Bioma Cerrado, principalmente a partir da década de 70.

Ascom Ibama/GO




2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS!

Comitê Memória, Verdade e Justiça - Tocantins disse...

já te dei os parabéns, mas repito aqui!
com um pouquinho de esperança e união a gente vai longe ;)
;**