sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Preso ex-presidente de entidade anti-pirataria com CD falso

Márcio Leijoto / Direto de Goiânia (link)

O empresário Carlos Gomes, 54 anos, foi preso nesta tarde em flagrante por venda de produtos piratas. Segundo o delegado Edemundo Dias, titular da Delegacia do Consumidor (Decon), ele é ex-presidente da Associação Goiana de Combate a Pirataria de CDs e DVDs.

Gomes é dono de uma rede tradicional de lojas de discos. A polícia aprendeu mais de 5 mil produtos piratas nos três estabelecimentos do empresário, todos na região central da capital.

A fraude foi descoberta depois que uma cliente levou CDs do cantor Amado Batista que havia comprado em uma das lojas para o artista autografar durante um show. Ele se recusou a assinar, alegando que não concordava com a comercialização CDs piratas.

"Ela se sentiu extremamente constrangida com seu ídolo e com os presentes no show, que fazia parte de uma festa organizada por ela. Então, a cliente pegou as notas fiscais e veio até a delegacia", explicou o delegado.

Na loja, o CD do Amado Batista pirata era vendido a R$ 15,90. O empresário disse na delegacia que não estava conseguindo concorrer com os ambulantes. "Isso não é desculpa, porque ao ir numa loja tradicional o cliente busca qualidade, e não um produto pirata", comentou Dias.

Gomes está detido em uma cela do 1º Distrito Policial. Ele vai responder por venda de produto pirata, crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Ele também pode ser indiciado por sonegação fiscal. Se condenado, pode pegar de dois a quatro anos de reclusão. A loja não será fechada.

---

Hipocrisia? Não ... bobagem...

Angústia

E da porra.

Tudo por causa de um resultado de um concurso que eu, racionalmente, sei que não vai dar.

Mas mesmo assim ainda fica uma pontinha te corroendo o dia todo, 10 em 10 minutos dando refresh na página do resultado, cada vez mais apertado.

E sonha alto; voa baixo. Lembra que não dá; mas acredita que pode ser que talvez? Vamo levando desde quarta feira esse sofrimento.

Ah mas ele que pensa que se safa dessa, que pode me deitar fácil: vai se afogar de qualquer maneira em uma puta dose de uísque. Sem um pingo de remorso.

Mas ufa, ainda bem que não dá pra controlar todo esse sangue ardido que corre nas veias, que ainda há o acreditar mesmo na adversidade. O ser humano é um trem do capeta mermo.

Ps: mas se rolar, que coisa linda, que coisa boa ...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Futebol

Futebol é bão né? Ponto.

Agora, 30 minutos do clássico paulista Corinthians e São Paulo dá vontade de desligar a TV.

Jogo truncado, pesado, bruto, sem uma jogada boa, só porrada. E quantas faltas? E São Paulo com time misto, Corinthians sem elenco. Só marcação e porrada. Ah, e chuveirinho!

O time do São Paulo marca bem, toca a bola bem, e dá-le chuveirinho! E a zaga não passa agulha. Placares apertados são constante.

Futebol paulista? Os únicos que jogam futebol ali pra honrar nosso estilo vieram do Rio ou outros estados. Lenny do Palmeiras e esse lateral esquerdo do São Paulo, Júnior César, que tá jogando bem.

Clássico carioca não. Em sua maioria. Sobrando problemas, os clássicos cariocas sempre são gostosos de se ver. Lembro me de ver muitos clássicos no domingo lá em Uruaçu, já que a antena parabólica passava a Globo do Rio. Não é a toa que tem-se que o Carioca é o campeonato mais 'charmoso' do país.

E o imbecil do narrador fica falando " e que clássico "... Francamente.

Aí! To falando, Um a zero pro Botafogo em cima do Flamerda!

E antes que venham ser bairristas apaixonados, leiam com calma o que escrevi!

Tentarei atualizar aqui, porque esse domingão tava bom era pra ter ido ao Serra. Mas o Vila Nova não anda dando muita alegria...

38 minutos: E o Vascão enfia um no Madureira! E o Túlio é expulso (olha que coisa. O jogo já teve muito mais porrada pra expulsão do que esse tapinha. Mas a estultice típica de lance do carioca, mais ou menos o que o Bill do Vasco fazia)

47 minutos: Todos os outros clássicos tem gol. Menos esse. E olha como esse timeco do flumerda é sacana, além de comprarem resultados na justiça contra o Vasquinho (porque enfiaram dinheiro horrores naquele time e o cocô continua afundando), tão jogando em São Janu!!! Honra é coisa perdida estes tempos.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Again and again

Meus amigos, já falei do nosso amigo Prayve e seu blog (que também se encontra ali do lado direito com a data da ultima atualização, assim como os de meus amigos que leio sempre). Mas não consigo não deixar de postar um trecho de sua última mensagem:

In this day where it has become harder and harder to turn to present music for spirituality, where an artist's achievement is measured by the appeal of his recordings to mainstream audiences and where the standard channels just don't provide the right material to quench my thirst of music; digging into the treasures of the past seems to me like the best way to escape from the surrounding musical boredom and to feed my soul the nutrients it begs for.

Conseguiu tirar daqui de dentro algo que, já há algum tempo, venho remoendo com o passado.

Se ninguem conhece o que é o poder da boa música do passado, só precisa visitar o paraíso para nós músicos: ali em Aparecida de Goiania, na casa do Thomas =)

Portanto: baixem, now, as compilações do Prayve's.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ontem

Ontem, como é costume, centenas de estudantes foram ao Parque Vaca Brava comemorar o resultado do vestibular da UFG.

É uma festa grande, bagunçada, algo descompensada, onde os calouros tomam trote dos veteranos, quase se afogam nas águas do lago, se emporcalham, bebem muito e apanham, quase na mesma medida. Meninos e meninas que mal saíram das fraldas após meses, quando não anos, de muito sofrimento, expectativa, ansiedade, privação e esforço, esperam se encontrar, enfim, com o êxtase de sua aprovação. Querem comemorar e querem se libertar de tudo o que os oprimiu, angustiou e machucou durante esta jornada.

Há muito tempo também que setores da sociedade reclamam desta farra, da sujeira e da anarquia que é instaurada, a violência com que se praticam os trotes, a bebedeira descontrolada, o tumulto no trânsito, enfim: tudo que foge ao controle, que era reprimido e se libera; o oculto agora revelado neste único dia no ano. Pois ontem não foi diferente. A mesma alegria confusa se espraiou ao lado do parque. A mesma violência em alguns trotes, algo até mais cruéis; a mesma progressão percebida em um calouro que nunca havia bebido antes, ao entornar forçosamente destilado (seja por medo de ser taxado como covarde frente aos teus, seja por arrogância e audácia): primeiro a euforia e a alegria, sendo sucedidas por vertigem, cambaleios, vômitos, e em alguns casos, desmaios.

Deveria existir limites a tudo isto? Não. Não creio que devemos limitar esta festa, não devemos doutrinar a alegria, impor barreiras ao descontrole que, em sua maioria, é saudável. Mas creio que deve haver, acima de tudo, responsabilidade e consciência de que há conseqüências em tudo que fazemos, ou aceitamos que outros façam conosco.

É nesta faixa da realidade que o calouro deve situar-se. O que ele encontra ali é vida em manifestação crua; é o que ele encontrará pela frente em sua existência. A violência dos trotes nunca se resumiu ao trote. O apelo do álcool da celebração perfeita nunca se situou somente naquele dia, não é caracter indelével dos estudantes. A perversidade de certas práticas que manifestam-se naquele dia não é singular. Tapas, socos, pontapés, puxar cabelos, arrastar pelo chão, enfiar a bota suja de lama na cara do outro, pisar em suas costas: estas manifestações não são característica intrínseca daqueles que ali festejam.

Todas estas tendências e personalidades que vemos aflorar naquele dia são reflexos de uma sociedade cínica, sádica e hipócrita. A violência está dentro dos lares e escolas desde muito cedo, pelas pessoas ou pela televisão e o noticiário, está no trato com os outros, no trânsito; o álcool e as drogas já se perdem no tempo como um dos grandes pilares que se sustentam a vida cotidiana, seja para celebrá-la, seja para fugir dela (e esta nuança é tênue). O que seria o álcool e o fumo se não fosse a propaganda?

Hipocrisia e vilania é acusar os jovens de serem os únicos responsáveis por tudo e não assumir a parte que, há muito, sabemos que nos pertence.

----

A agressão cobarde de um policial militar ao estudante W. G., que desferiu um soco brutal na boca do menino, já algemado, já dominado, circundado por 8 policiais militares e filmada é uma das cenas que destoam a celebração de ontem e reflete de forma cristalina a confusão que nos metemos nessa altura do campeonato.

Parto das imagens apenas. Não quero esperar as versões que serão liberadas, discutidas, confrontadas, para, ao final, tudo restar-se por baixo do tapete:, sem nenhuma mudança promissora para a nossa sociedade. Tudo pode quedar-se leviano, mas é um risco que assumo.

Curiosamente calouro de direito, assumo que W.G. seja menor de idade. Porque somente por este fato poderia existir qualquer embasamento legal para que os policiais ordenassem que ele entregasse a garrafa de vodka. É inconcebível que ele tenha sido algemado por se recusar a entregar uma garrafa de vodka em uma celebração de rua. Sabendo ser menor, naquela situação, a PM deveria tentar todas as alternativas antes e em último caso conduzi-lo ao juizado da infância e adolescência, sem violência (diga-se, aparente).

Resta acreditar que o jovem, talvez arrogante e audaz como os calouros de direito geralmente o são, tenha desacatado o policial, não apenas resistindo a uma ordem de retirada do local ou entrega da garrafa, mas proferindo impropérios vários aos policiais. Mas nem isso justifica, de maneira alguma, a atitude do policial. Porque todos sabemos como funciona o desacato: primeira e última arma do arsenal de barbaridades, postas de pleno direito, ao policial truculento em seu exercício ignóbil. O crime de 'desacato à autoridade policial' é uma herança maldita do período ditatorial em nosso país, e deveria ter sido varrido, juntamente com quaisquer de suas sombras, de nosso ordenamento.

O que me leva a um terceiro ponto: em que planeta aquele jovem viveu todos estes anos? Ele não sabe como a realidade funciona? O que é a polícia? Como os pais nunca, por menor que seja o caso, não sentaram com o moleque e contaram algumas destas histórias de medo e abuso policial? Porque todos possuímos histórias de abuso policial, de abordagem violenta, de humilhação pública. No mínimo, mesmo estando totalmente correto, o jovem deveria ter acatado a ordem e saído. Não o fez, e a consequência real de seus atos assomou: aqueles não eram os policiais montados em bicicletas do parque, eram tropas de choque do estado. Porque não há como argumentar com a polícia (ela é surda e burra). Não há como se defender da polícia (ela é açoite e ordem). Qualquer outra atitude que não a de submissão total e incondicional tem como conseqüência a dor.

A polícia militar é instituição de horror e repressão, antes designada para as periferias e portanto oculta aos olhos da burguesia. Agora com este levante de autoritarismo e endurecimento em que passamos, renovação de um fascismo latente há muito tempo, ela trouxe, para o seio da classe mais favorecida e até então protegida todas as penúrias, rompantes, ilegalidades e abusos que se acostumou a cometer e infligir, quando invisível aos olhos da imprensa e políticos, nos menos favorecidos. É provável que o caso ganhe alguma repercussão midiática, posto que filmado e acontecido em um dos bastiões da pretensa segurança social, e alguma discussão sobre esta violência policial em particular. Meu palpite: não resultará em nada. Mudanças mais profundas devem ser feitas.

A atitude absurda da polícia e, talvez, a audácia de um calouro de direito juntas deitaram o caldo. O que resta é esperar que este episódio produza alguma reflexão, tanto na turma que adentra na faculdade de direito esse ano, quanto no jovem que sofreu essa agressão covarde: espero que ele tenha essa experiência em seu âmago e lute contra as injustiças e ilegalidades deste sistema; que não a aceite como uma vergonha, ou como um erro, e esqueça em seus porões da memória. Porque fatalmente os fantasmas retornam e assombram.

----

Meu pai é um exímio contador de histórias.

Nascido no Rio de Janeiro, sou fascinado por tudo que ele viveu. Me contou apenas uma vez esta história, e sempre me lembro dela (embora as tinturas estejam muito misturadas). Ele retornava para casa lá no Morro do Tuiuti, na Mangueira. Em São Cristóvão, perto do Batalhão da PM, antes das ladeiras do morro, uma blitz da PM. Voltava de um futebol no sábado. Foi parado, desceu do fusca, e o baculejo de praxe. Meu pai, sem mais nem menos, antes de ser liberado, leva uma bofetada na cara de um policial que estava ao lado, nenhum motivo.

Aquela bofetada pesada, que te derruba no chão. Terminada a sessão de humilhação, a ele é permitido se recolher ao carro, e antes de sair, o policial avisa:

"Isto foi por você não ter dito sim senhor nenhuma vez."

Meu pai, liga o fusca, engata a primeira:

"Pode ir", diz o policial

"Sim senhor", retruca meu pai

Move-se o fusca um pouco mas não se dá por vencido e grita ao milico:

"Ah seu filha da puta, corno, viado, tua mãe tá na zona seu broxa!"

E acelera, disparando para casa.


Ps: pequenas modificações.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Êta Urucubaca

I) Uma mesa de som queimada
II) Um juzo perdido (ps: já foi encontrado!)
III) Falta de energia elétrica
IV) Aparelho de DVD dando pau
V) Cadê meus DVD's e CD's, cacete?

É. Sou um desastre em movimento!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Pushing our limits




Filado do Catarro

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Idelber Avelar e seu glossário

Ultimamente tenho lido muito sobre política, em especial mundial. As últimas eleições para prefeito aqui em Goiás não foram nada acirradas, simplesmente passaram, em especial Goiânia em que houve a reeleição de Iris Dinossauro Resende. Mesmo assim, acompanhei algo distante os pormenores, me indignei a uma câmera de tv para descobrir que era propaganda do outro candidato (mais impróprio que o próprio Iris), até acompanhei alguns debates, todos muito fracos.

Mas a água passou por baixo da ponte tranquilamente, ratificando a escolha do povo, vox populi vox dei: um 'falo' gigantesco entrincheirado num dos redutos burgueses (onde moro) de minha cidade ao cabo de 25 árvores decênias cortadas para dar mais visibilidade ao 'monumento', isso pra falar no mínimo.

Lentamente começo a me situar, tentando ser menos alienado, tanto no meu tempo histórico, quanto na minha cidade, na minha família, na minha mente Talvez agora esteja saindo, muito vagarosamente, de uma verdadeira 'segunda adolescência' em meus 20 a 25 anos, já que eu fui um revoltado rotulado algo conhecido em minha pequena cidade natal. Talvez também porque agora sim entendo o quão é difícil viver (mas estas conversas ficam para outros dias).

A política mundial, pelo contrário, pareceu-me bastante acirrada. Tenho uma esperança em Obama, embora ache que meu posicionamento ficou meio ambíguo ao comentar sua frase do discurso, mas eu tenho esperança (mas um tanto quanto cético; que dualidade!). Meu projeto político é me preparar para as eleições daqui a quase dois anos; nada de candidatura, claro: será meu voto mais consciente e mais importante de minha vida, talvez nosso voto mais importante dos nossos últimos 20 anos.

Para isso, não basta somente, creio, acompanhar os bastidores da política nacional (o reflexo da dupla vitória do pmdb na câmara e no senado p. ex.). Como o mundo é cada vez mais interligado, sensivelmente alteram-se as conclusões quando levamos em conta mais variáveis em nosso pensar. E será uma dura decisão, podem ter certeza disso.

Mundo e Brasil. 2 anos. Só possuímos esta realidade, esta vida. Que escolhas faremos?

---

Idelber Avelar é um professor de literatura que se divide entre EUA e Brasil, e possui certamente um dos blogs de maior repercussão política em nosso país. Neste recente genocídio palestino perpetrado por Israel, seu brado foi um, dentre muitos, que acusou o Mal que repousa na política externa israelense e em todos os que possuem interesses afins.

Decerto ele compilou um pequeno glossário onde expande e analisa as definições utilizadas costumeiramente pela parte da mídia inescrupulosa e desidiosa. Concebo como de suma importância para entender o que se passa no mundo, e como os reflexos de uma guerra em outra parte do planeta atingem-nos em nossas cidades, com nossos governantes, desculpem o trocadilho, pra lá de Marrakesh de incompetentes.

Os textos valem, principalmente, pelos links que ele apresentam, as citações, as referências, onde cada um nos leva a um universo que, pelo menos pra mim, era um tanto quanto desconhecido. Se houver um pouco de disponibilidade de tempo, a exploração será com certeza recompensada.

Glossário Macabro da Ocupação 1: "Conflito"

Excerto: "Ao definir “conflito”, Houaiss usa os sinônimos “choque” e “enfrentamento”. Certamente, podem existir conflitos entre fortes e fracos. A simetria perfeita de forças não é um requisito para a aplicabilidade do termo. Mas se você vir um garoto de 15 anos sendo espancado por cinco brutamontes, você dificilmente usará a palavra “conflito” para descrever o que acontece. "

Glossário Macabro da Ocupação 2: "equilíbrio", "ponderação", "ver os dois lados"

Excerto: "Qualquer bom profissional da área de Letras, com um mínimo de formação em retórica, poderá lhe explicar, caro leitor, como seria relativamente simples escrever um panfleto racista que parecesse “ponderado”, uma monstruosidade pró-Apartheid que soasse “equilibrada”, uma justificativa do colonialismo mais bárbaro que parecesse estar “vendo os dois lados”. Basta ir fazendo um pingue-pongue pretensamente neutro entre verdugo e vítima, e você engana os incautos.
"


Glossário Macabro da Ocupação 3: "Terrorista"

Excerto: "1. A palavra “terror” entra na língua como designação de um ato político justo ali no momento de fundação da democracia moderna. Houaiss, “terror”, acepção 6: nome por que se designa o período da Revolução Francesa compreendido entre 31 de maio de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (queda de Robespierre). Este é o primeiro tapa que os fatos dão na cara do argumento que implícita ou explicitamente associa o “terrorismo” aos árabes: o “terror” não é o oposto da democracia, não é antônimo de “liberalismo”, não é o contrário nem o antagonista do Ocidente. O terror nasce ali, juntinho com a democracia."

Glossário Macabro da Ocupação 4: "“A oferta generosa de Camp David” ou "a oportunidade perdida por Arafat"

Excerto: "Qual era, pois, a tal “oferta” (que, sabemos, jamais foi tal) de Camp David? Leia o jornalismo “ponderado” e ele lhe dirá que Arafat rejeitou uma oferta de “96% da Cisjordânia, toda Gaza e Jerusalém Oriental” para um estado palestino, de forma que parece que meros 4% da Cisjordânia separavam a oferta israelense da lei internacional que exige retorno de Israel às fronteiras de 1967. A verdade, evidentemente, está a quilômetros de distância disso. "

Espero ter atiçado vossa curiosidade. Idelber deve ser lido costumeiramente. A imagem que ilustra o post é de autoria de Latuff, cujo mote Idelber nos traz:

"copyleft is the way e a informação deve ser livre e que sobretudo nenhuma restrição se aplica às imagens que documentam a expulsão e posterior ocupação militar de que foi e é objeto o povo palestino, pois elas configuram testemunho de crime lesa-humanidade."

Doutores do Pessimiso - Marcelo Coelho

Peço licença e publico a coluna do sociólogo Marcelo Coelho, que escreve para a Ilustrada da Folha. Coelho é um dos alvos prediletos dos pitbulls da direita reacionária brasileira (reinaldo azevedo, hilário como sempre, tem uma rixa histórica com ele). O blog do M Coelho é um dos que mais acesso. Este pequeno texto encampa, de forma maravilhosa, muitos de meus pensamentos , receios e esperanças, que brotaram em profusão quando vim para Goiânia (à época, quase prestei História); ficaram adormecidos por algum tempo; agora, assomam com energia em minha vida cotidiana. (os grifos são meus)

---

Os Doutores do Pessimismo

Será chamado de ingênuo aquele que quiser algo melhor do que o mundo em que vive

NÃO É PRECISO ser um grande gênio para constatar que vivemos num mundo bárbaro.

Que o ser humano é capaz das maiores atrocidades. Que a vida é feita de competição, inveja, egoísmo e crueldade.

Ninguém precisa ter vivido num campo de prisioneiros na Sibéria nem ter sido moleque de rua no Capão Redondo para saber disso. Mas virou moda entre muitos intelectuais e jornalistas anunciar uma espécie de "visão trágica" do mundo, como se se tratasse da mais surpreendente novidade.

Com certeza, há nisso uma reação saudável contra o excesso de otimismo. Durante o século 20, grande parte da esquerda não quis ver as barbaridades cometidas por Stálin e Mao porque, em última instância, "tudo iria dar certo". Belas esperanças tornaram-se pretexto para atos de horror. Nada mais correto do que denunciar o horror.

O que me parece estranho é que, mais do que denunciar o horror, esses pensadores trágicos e jornalistas sombrios gostam de destruir as esperanças.

O reconhecimento do Mal, a crítica à violência da esquerda, a percepção de que ninguém é "bonzinho" e de que a realidade é uma coisa dura e feia vão se transformando em algo próximo do fascínio.

E, com diferentes níveis de elaboração e de cortesia pessoal, esses autores tendem a fazer do fascínio uma estratégia de choque.

Quanto mais chocarem o pensamento corrente (que considera ruim bombardear crianças e bom defender a Amazônia, por exemplo) mais ganharão em originalidade, leitura e cartas de protesto. Parece existir uma competição nas páginas dos jornais e na internet para ver quem conseguirá ser o mais "durão", o mais "realista", o mais desencantado.

Há diferenças notáveis de atitude e de opinião entre pessoas como Luiz Felipe Pondé, João Pereira Coutinho, Demétrio Magnolli ou Reinaldo Azevedo. Mas é um time e tanto, e minha experiência pessoal com a violência do ser humano, adquirida nos pátios de recreio do ginásio, é suficiente para não querer polemizar com alguns deles.

Não vou, portanto, individualizar as minhas críticas. Mas, de modo geral, os "durões" do mundo opinativo parecem correr um mesmo risco. A crítica às utopias do século 20 faz sentido, com certeza, mas termina funcionando para justificar muitos erros e abusos do presente -desde que sejam suficientemente "não-utópicos". Será chamado de ingênuo ou nostálgico todo aquele que quiser algo melhor do que o mundo em que se vive.

Nem todos os "durões" de que falo abdicam desse "melhorismo". Mas ai de quem tiver ideias um pouquinho mais à esquerda do que as deles -o que não é difícil.

Às vezes, a crítica ao stalinismo se compraz em tornar stalinista quem se afaste um milímetro das opiniões de quem a professa. Outras vezes, a crítica às velhas utopias tende a se transformar numa glorificação da realidade.

Curiosamente, então, aquilo que deveria ser ponto de partida se torna ponto de chegada. O mundo é horrível e a realidade é cruel. É um ingênuo quem quiser mudar essa situação. O horror e a crueldade fazem parte da paisagem. Melhor assim, quem sabe: nós, pelo menos, tiramos disso a satisfação de não sermos ingênuos.

Você está esperançoso com a vitória de Obama? Ouço um risinho: que otário. Mas fico feliz de nunca ter sido otário a respeito de Bush. Você se choca com as crianças mortas em Gaza? Ouço um risinho: os militares israelenses entendem mais do problema que você.

Você quer que se preservem as reservas indígenas da Amazônia? Mais um risinho: os militares brasileiros entendem mais do problema que você, que pensa ser bonzinho mas é tão malvado como todos nós.

Pois o ser humano é mau, desgraçado e infeliz, desde que foi expulso do Paraíso. Você não sabe disso?

O que sei é algumas pessoas foram expulsas do Paraíso para morar numa mansão em Beverly Hills, e outras para morar em Darfur. Todo o poder aos poderosos, toda realidade aos realistas, e todas as bombas para quem ficar no meio do caminho. Eis o resumo da atitude dos "durões". Mas quem precisa de articulistas num mundo desses? Os militares dão conta do recado.

----------------
Now playing: Miles Davis - Blue In Green
via FoxyTunes